Brasileirão chega à última rodada sem campeão e com vagas a definir na Sul-Americana, Libertadores e Zona de Rebaixamento
Lino Tavares
Numa tarde espetacular de bola rolando ao mesmo tempo, em quase todas as regiões do Brasil, começa às 16 horas deste domingo a rodada final do campeonato brasileiro de 2024.
Pouca coisa ficou definida na penúltima rodada do Brasileirão e o que está por definir é algo tão óbvio que bancar o pitonisa neste encerramento do certame chegaria às raias do ridículo.
A começar pela conquista do título, pode-se dizer com segurança quase absoluta que o Botafogo está com os cinco dedos de uma mão e quatro dedos da outra na taça.
O alvinegro carioca, que neste ano de 2024 não está disposto a pipocar, como aconteceu em 2023, precisa apenas de um empate diante do São Paulo para se tornar campeão, o que não é difícil conseguir, haja vista a queda de produção do tricolor paulista, que perdeu recentemente para o Grêmio e o Juventude, equipes que deixaram a desejar na disputa do campeonato.
.
É verdade que o Palmeiras também tem todo o direito de sonhar com a conquista do título, algo que conseguiria com uma vitória diante do Fluminense e uma derrota do Botafogo frente ao São Paulo.
Mas esse desiderato palmeirense está mais para sonho do que para realidade. Primeiro, porque o Botafogo enfrentará uma equipe que nada mais tem a perder ou a ganhar neste Brasileirão, pois já garantiu vaga para a fase de grupos da Libertadores. Segundo, porque o alviverde paulista topará com o Fluminense, que precisa de um resultado positivo para afastar o risco do rebaixamento.
Outra conquista que ainda precisa ser alcançada na rodada final é a segunda vaga à pré-libertadores, que tem o Bahia como favorito para conseguir, apesar de estar apenas 1 ponto à frente de seu mais próximo seguidor
O tricolor baiano tem o Cruzeiro nos seus calcanhares, querendo lhe roubar a vaga, mas pega na última rodada, em casa, o lanterna Atlético Goianiense, enquanto o time cruzeirense enfrenta o Juventude em Caxias do Sul. osso duro de roer.
Atlhetico Paranaense e Fluminense entram na rodada com duplo objetivo: escapar do rebaixamento e de lambuja conquistar uma vaga para a Copa Sul-Americana.
Nenhum deles, contudo, encontrará pela frente adversários fáceis na busca desse objetivo. O tricolor carioca pega o Palmeiras, no Allianz Parque, ainda com chance de chegar ao título. O Furacão enfrenta o Atlético Mineiro, em BH, que além de pretender garantir vaga para a Sul-Americana, não pode perder para não correr risco de rebaixamento.
No universo dos maus presságios, pode-se se dizer que a temporada de 2024 foi totalmente madrasta para os clubes de nome Atlético. O de Goiânia já está rebaixado. Os de Belo Horizonte e Curitiba, tendo que lutar desesperadamente, na última rodada do Brasileirão, para não perderem o status na elite do futebol brasileiro.
Fale com nosso colunista Lino Tavares. WhatsApp 55-991763232. E-mal jornalino@gmail.com.