MÚSICA - Entrevista: Andrezza Santos, Jovem Talento da MPB a Caminho do Sucesso - Por Lino Tavares


      Nova York - USA, quinta-fera, 18 de junho de 2020

Andrezza Santos, Jovem Talento da MPB a Caminho do Sucesso

Entrevista Exclusiva: Por Lino Tavares

A entrevistada da Série Personalidades é a cantora e compositora  Andrezza Santos, nascida em São Paulo - SP, no dia 7 de maio de 1997, sendo portanto do signo de Touro. Reside em Juazeiro, na Bahia.

Trajetória Artística
Andrezza  Oliveira Santos iniciou sua carreira aos 13 anos e desde então vem construindo seu trabalho autoral através da mistura de elementos musicais que passeiam entre a Música Popular Brasileira e o experimentalismo eletrônico. Cursou violão e canto popular. Versátil e muito participativa, já dividiu o palco com cantores como Verônica Ferriani, Paulo Neto, Zezé Motta e Danilo Caymmi. Acumula participações e prêmios em festivais de música pelo Brasil. Em 2019 lançou seu primeiro álbum, “Alto Lá”, que aborda temas como o despertar, a liberdade e o comportamento feminino.  Atua como cantora na empresa Z'andara Produções Artísticas, tendo atuado antes na empresaAroeira Frutos Da mùsica. Sua formação musical compreende estudos realizados na instituição de ensino EMESP Tom Jobim.  Atualmente frequenta a instituição de ensino Escola Estadual Sapopemba e cursa Licenciatura em Música em  IF Sertão-PEPrepara-se para o lançamento de novos singles em 2020.
    
Andrezza Santos Responde

Quando despertou em você a inspiração de se tornar cantora ?
R: Apesar de não ter uma família de músicos, a música sempre esteve presente na minha casa. E por ser filha única, além de brincar muito sozinha, eu assistia "Sandy e Júnior" na TV e sonhava em estar  no palco cantando como eles. Meu pai percebeu que eu tinha um bom ouvido musical e me colocou  nas aulas de violão aos 6 anos de idade.

Qual foi a primeira vez que você cantou em público?
R: Aos 6 anos, na igreja, com incentivo do meu professor de violão.

Que gênero musica você apreciava quando começou a cantar ?
R: Muito do que sou é graças a minha família. Em casa ouvíamos de Calcinha Preta a Guns N' Roses. E esta vivência foi muito importante para que eu tivesse uma mente aberta para todos os estilos musicais. 

Que cantores lhe inspiraram no início da carreira, além de Sandy e Júnior ?
R: Freddie Mercury, Elis Regina, Cássia Eller, Rita Lee, entre outros.

Você é cantora e compositora ?
R: Sim. Porém me assumi compositora há dois anos, quando passei a gravar músicas minhas para o meu primeiro disco, "Alto Lá".

Qual é sua formação instrumental ?
R: Sou formada em violão no 1º ciclo do conservatório Emesp Tom jobim (SP). Mas sou uma pessoa bastante curiosa e por trabalhar com Educação Musical, arrisco tocar um pouco outros instrumentos como ukulele, teclado e guitarra.

Sua arte musical é fruto da vocação ou resultante dos estudos realizados ?
R: Desenvolvi a minha vocação através do estudo.

Qual é o gênero musical predominante em seu repertório ?
R: Atualmente o mundo da música está cada vez mais conectado no que diz respeito a gêneros musicais. Como eu sempre tive referências bem distintas, hoje o meu trabalho passeia pela MPB (vibe Novos Baianos), rock e afrobeat.

De quais programa de televisão você já participou ? 
R: Cantando no SBT (2010 - 2011) aos 13 anos; Programa Raul Gil (2013), aos 16 anos.

Quando pisou no palco pela primeira vez, para se apresentar em público, sentiu aquele friozinho na barriga ?
R: Como já faz muito tempo (rs), não tenho a lembrança do frio na barriga quando me apresentei pela primeira vez, mas com certeza ele existiu e se mantém até hoje. Toda vez que subo no palco, toda vez que mostro uma música nova para alguém, quando inicio um projeto novo... Este friozinho é muito importante, pois mostra que tudo o que faço faz sentido pra mim.

Como você descreve a emoção de ser reconhecida por jurados de concurso e pelo público espectador  ?
R: É uma mistura de vários sentimentos! Surpresa, realização e a sensação de dever cumprido. Faço o meu trabalho com muito, muito amor. Então quando as pessoas recebem a mensagem  estou transmitindo através do meu canto, sinto que estou no caminho certo e isso me impulsiona ainda mais.

Que mensagem você gostaria de transmitir aos leitores em relação à situação difícil que ora atravessamos ?
R: Estamos vivendo tempos estranhos, porém, a arte proporciona respiro e leveza para lidar com tudo isso. Portanto, convido à todas e à todos conhecerem e valorizarem o trabalho de artistas independentes, que fazem seus trabalhos com muito suor e que estão sendo bastante prejudicados neste momento, pois os palcos estão vazios. Estou presente em todas as redes sociais, plataformas de streaming e no meu canal do youtube vocês podem conferir diversos conteúdos de música. Será muito importante ver vocês por lá dando aquela força. 


Bate bola com Andrezza 
Santos




Doce lembrança?  Domingo, fim de tarde, meus pais e eu, cantando e batucando várias músicas na cozinha.
Acontecimento marcante? Minha primeira apresentação em Portugal, com o projeto TEJOPARÁ: Rios que Cantam.
Sonho realizado ? Conhecer outro país.
Sonho a realizar ? Levar minha música para mais corações.
Gratidão ? À música. Ela me salva todos os dias.
Cor preferida? Amarelo mostarda.
Número da sorte? Nem sei kkkkk. Nunca testei.
Prato preferido? Qualquer tipo de massa.
Principal hobby? Atuar.
Time do coração? Não sou ligada em futebol, mas por representar o lugar de onde eu vim, Corinthians. Salve ZL!
Cantor ou cantora brasileiro (a) ?  Liniker.
Cantora ou cantora internacional ? Ella Fitzgerald.
Personalidade nacional ? Sérgio Vaz (poeta).
Personalidade internacional ?  Beyoncé, por tudo o que ela representa.
Deus ? Melhor artista que já pude conhecer.
Quem é Andrezza Santos ? Cada dia uma descoberta nova, mas de prontidão digo: Uma menina-mulher que faz do seu canto a motivação para continuar vivendo e levar mensagens do bem para todo canto que passar.
Projetos na carreira? Alguns. Todos disponíveis no Youtube, vão lá conhecer: Alto Lá - Meu primeiro disco autoral Made in quebrada e Uni Duni Tê Musical - Projetos Paralelos

Considerações Finais 



Agradeço ao Lino Tavares pela atenção, disponibilidade e convite. E convido a todxs a me acompanharem no instagram (@euandrezzasantos) e Youtube (youtube.com/andrezzasantosoficial). Consumam arte independente e usem máscaras! <3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOCIEDADE - 36ª edição do Sofial Mulher encheu de brilho o salão do Clube Casino, em Alegrete-RS. Por Lino Tavares

ARTE E CULTURA: Ex-alunos da FAMECOS comemoram 50 anos de formatura em alto estilo - Por Lino Tavares

FUTEBOL: A Fase quente da Copa do Brasil