ENTREVISTA COM JULIA GAMA, MISS BRASIL 2020 E REPRESNTANTE DO PAÍS NO MISS UNIVERSO 2021 - Por Lino Tavares
Uma História de Perseverança e Conquistas
Foi através do esporte que Julia desenvolveu seu espírito competitivo e de busca por excelência. Quando pequena, participava de campeonatos infanto-juvenis de patinação artística e um pouco maior passou pela prática de esportes como vôlei, judô e boxe. Cursando três anos de engenharia química, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Julia se dedicou aos estudos e aos estágios, mas sentia que não estava usando todas as suas potencialidades. Julia nunca pensou que pudesse ser Miss, não usava salto alto e maquiagem e morria de vergonha de vestir biquíni. Mas, incentivada por uma amiga de infância, em setembro de 2010, mandou sua ficha no último dia de inscrição para o concurso A Mais Bela Gaúcha, a etapa estadual do concurso Miss Mundo Brasil. Sem pretensão nenhuma Julia ganhou sua primeira faixa, de Miss Simpatia. Logo depois, chegou à final do concurso, entre as 3 finalistas e venceu. O que antes era uma brincadeira virou algo sério, agora ela era Miss Mundo Rio Grande do Sul e iria representar um dos estados mais tradicionais em concursos de beleza no Miss Mundo Brasil. Para este processo, ela buscou apoio dos profissionais de referência em cada área que ela reconhecia precisar desenvolver e aprimorar. Durante um ano de preparação, viveu uma rotina incansável de aulas de inglês, oratória, teatro, atuação para TV e cinema, academia, treinamento de passarela e voluntariados.Julia Gama Responde
JG: Uma comissão liderada pelo Sr Ling, dono da franquia Miss Brasil este ano, analisou algumas meninas e eu fui a escolhida para representar o Brasil. Eu fiquei muito feliz e emocionada por ser escolhida. Foi uma enorme surpresa e uma grande honra para mim. O que torna essa escolha especial para mim é que eu fui escolhida pela minha trajetória de vida, as minhas escolhas profissionais, por estar preparada para essa oportunidade. Fiquei extremamente feliz por ser escolhida por quem eu sou, pelo conteúdo de tudo o que eu vivi até hoje.
Como está sua expectativa em relação a essa grande responsabilidade de representar o Brasil no maior concurso de beleza do mundo?
JG: A preparação para o Miss Universo é algo muito individual, cada uma de nós tem uma bagagem e a gente precisa saber que pontos devem ser aprimorados, que habilidades devem ser aprendidas para performar da melhor maneira no concurso. O concurso procura uma mulher completa, então, vou me preparar para representar o Brasil da melhor forma possível. A responsabilidade é grande de carregar um título de Miss Universo e eu acredito muito que aulas de atuação, de oratória, de passarela, de geopolítica, de economia, todas são bem vindas nesse momento e é assim que eu vou me preparar. Eu quero fazer de tudo para conquistar esse título e tenho muita fé.
De que forma você exterioriza esse momento mágico que a levou ao segundo título de beleza de nível nacional ?
JG: É muito importante para mim ter sido escolhida por tudo o que foi analisado ao meu respeito. Fico orgulhosa em saber que minhas ações sociais, minha postura profissional foi levada em conta nesse momento. As causas sociais são a essência do meu reinado, quero promover muitas ações para trazer um impacto positivo na comunidade.
Que idade você tinha quando estreou na passarela ?
JG: 19 anos ( no concurso estadual)
Além de Miss, você possui algum pendor artístico (cantora, artista plástica, atriz, etc ?
JG: Sou atriz, com estudo de teatro e TV e Cinema.
Que ramo de atividade apontaria como sua grande vocação ?
JG: A comunicação.
Quais são os predicados que você julga mais importantes para o sucesso de uma Miss ?
JG: Empatia, simpatia, caráter, patriotismo e inocência.
Títulos nacionais de beleza feminina foram conquistados repetidas vezes por candidatas do Rio Grande do Sul. Isso lhe causa uma pontinha de orgulho de ser gaúcha ?
JG: Claro que causa. Mas como boa gaúcha meu orgulho de ser gaúcha transcende os títulos de beleza. .É o nosso tradicionalismo, o caráter e a personalidade do povo gaúcho que me enchem de orgulho acima de tudo.
Você diria que preparar-se para um concurso de miss requer uma cota de sacrifício semelhante ao de uma candidata a modelo ?
JG: Eu diria que hoje em dia até mais. Porque cada vez mais vem se perdendo aquela ideia de miss tem corpo, modelo é seca. Hoje as misses já apresentam um biotipo muito próximo ao de modelos. Portanto os sacrifícios em busca do corpo perfeito, a luta contra a balança são os mesmos! No entanto ainda exige-se da miss que ela seja 24h por dia simpática e impecável. Que ela tenha uma conduta exemplar em todas as ocasiões. Recai uma pressão e uma expectativa muito grande sobre as misses neste sentido, o que não acontece com as modelos. Fora isso a preparação para o concurso inclui entrevista, oratória, boas maneiras, prova de talentos, prova de esportes, engajamento social…
Fruto dessas experiências adquiridas, que conselho você daria às jovens que sonham em conquistar seu espaço nas passarelas ?
JG: As maiores conquistas exigem os maiores esforços. Eu sempre digo, se é seu sonho, acredite em si mesma e vá atrás, vale a pena!. Mas não se iluda, não será fácil e é uma luta sem fim. Acima de tudo busque o seu diferencial e respeite os seus limites!
Como você descreve esse momento excepcional que o mundo está vivenciando com o advento dessa Pandemia ?
JG: Eu descrevo como um momento único na história para que todos parássemos e lembrássemos da nossa fragilidade. Vivemos em uma era onde os valores estão completamente invertidos, a pandemia veio para nos mostrar o que é realmente importante, quais são nossas prioridades. Estamos todos separados, mas mais unidos do que nunca.
Bate-Bola com Júlia Gama
Grande paixão ? Meu irmão, a natureza, as pessoas.
Gratidão eterna ? Meus pais.
Surpresa boa? Um quilo a menos na balança! hahaha
Doce recordação ? As Páscoas passadas no sítio de minha vó com minha família. Escondiam-se os ninhos, todos acordavam antes do sol raiar para procurar “o que o coelhinho havia trazido”!
Sonho realizado ? O ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no curso de Engenharia Química.
Superstição ? Sempre mantenho portas e armário fechados na hora de dormir, pois quando criança acreditava que os anjinhos ficariam presos no armário, e até hoje não consigo dormir com eles abertos.
Cor preferida ? Branco.
Prato preferido ? Chocolate.
Esporte que aprecia ? Patinação artística.
Esporte que pratica ? Já pratiquei: patinação artística, dança, vôlei, handball, basquete, natação, judô, boxe. Atualmente, pilates, academia e ciclismo.
Principais Hobbies ? cozinhar e escrever.
Time do coração ? Brasil.
Gênero musical ? MPB.
Cantor (s) ? Chico Buarque e Lenine,
Cantora (s) ? Shakira e Elis Regina.
Ator ou atriz ? Julia Roberts
Melhor filme ? Un Cuento Chino
Melhor livro ? Flicts – Ziraldo
Personalidade brasileira ? Dra. Zilda Arns
Considerações Finais
É muito importante para mim ter sido escolhida por tudo o que foi analisado ao meu respeito. Fico orgulhosa em saber que minhas ações sociais, minha postura profissional foi levada em conta nesse momento. As causas sociais são a essência do meu reinado, quero promover muitas ações para trazer um impacto positivo na comunidade.
Contatos e Redes Sociais
Comentários
Postar um comentário